Página InicialAgenda e EventosHistóriaDiscografiaMultimídiaIntegrantes / MembrosArtigosTestemunhosShowsProdutos / ShoppingLivro de VisitasContato

O Segredo do Tripé

Muitas pessoas me mandam e-mails, outras me param nas ruas e perguntam o que fazer para que o ministério de música passe a progredir... O único capaz de responder a este questionamento é o Espírito Santo de Deus!

Para termos um ministério de música perfeito, a serviço do Senhor, devemos, primeiramente, fazer o nosso caminho. Não podemos trilhar o caminho dos outros músicos, mas o nosso próprio caminho, concretizando a vontade de Deus em nossa vida, pela força do Espírito Santo.

Eu sempre acompanho, pela TV Canção Nova, às quintas-feiras, das 23h30 às 00h30, o programa "Academia do SOM", onde sempre aprendendo com os novos músicos, bandas e grupos que dele participam. Preste atenção nos músicos que são entrevistados. Cada um, cada ministério, tem o seu caminho...

O Pe. Jonas Abib sempre diz que "é o que é pela Palavra de Deus", dica dada ao que o chamamos de ser do Espírito Santo. Só cantamos porque são músicas do Espírito. Estas músicas precisam passar por nós. Quem toca bateria, precisa ser um baterista santo, pois o que faz a bateria santa é o baterista. Toda música santa se faz pelo músico santo.

O primeiro "segredo" é a espiritualidade: o estudo da Palavra de Deus, a oração do terço, a Santa Missa (que precisa ser diária, para que tenhamos uma espiritualidade madura), o jejum, a confissão (mensal) e a abstinência... Tudo isso sustenta nosso ministério! Não, eu ainda não consigo fazer tudo isso também... Mas devemos buscar e CONSEGUIR! E ainda citando palavras do Pe. Jonas, "o que vai afinando nossos ouvidos é a Palavra de Deus, o Terço, a Eucaristia. À medida que vivemos com perseverança, mais afinado torna nosso ouvido para escutar a Deus".

Sempre que me encontro com alguns músicos conhecidos do meio católico, como Eugênio Jorge, Martín Valverde, Ziza Fernandes, Dalvimar Gallo (Anjos de Resgate), ouço sobre a fortaleza de seus ministérios: a espiritualidade. São músicos de oração, pois têm seus ministérios solidificados na espiritualidade.

Outro "segredo" muito importante é a comunidade, onde somos enviados, para onde vamos e voltamos, onde obedecemos, onde somos Igreja... Devemos valorizar a missão de nossa comunidade!

A purificação e a santificação da música precisa ser a nossa purificação e a nossa santificação. Seremos muito purificados e santificados, se aplicarmos essa espiritualidade em nossas vidas! O ministério de música somente cresce do progresso da nossa espiritualidade, quando fazemos o nosso próprio caminho!

Um último "segredo" é nos colocar a serviço. Nossos ministérios estão a serviço de que e de quem? Devemos nos colocar a serviço de tudo e de todos os que o Senhor desejar, aliado à espiritualidade e à comunidade.

"O segredo do tripé" (espiritualidade, comunidade e serviço) é essencial para que nossos ministérios de música progridam e consigam resgatar almas para honra e glória do Senhor...

Pense nisso!

Jesus abençoe!

Rafael de Angeli
rafael@canaldagraca.com.br

 

Voltar...

 

 

Copyright © 1997 - 2015 por Canal da Graça. Todos os direitos reservados.